02/02/2015

[Role por Sampa] O mundo segundo Mafalda

Exposição realizada na Praça das Artes
Entrada gratuita. 
De 17/12/2014 a 28/02/2015 (09:00 às 20:00)

Todos pelo menos uma vez na vida já ouviram falar da personagem Mafalda ou, acredito que seja o caso da grande maioria, teve contato com as tirinhas da personagem em livros didáticos de português e em vestibulares. 
Hoje me dia não muito comentada, Mafalda é pra mim uma das maiores criticas social-politica que já existiu. Buscando fazer com que as crianças percebam o mundo ao seu redor enquanto leem uma simples tirinha de quadrinhos. Sendo até mesmo eleita uma das dez argentinas mais influentes do século 20. 

"Mafalda nasceu em tempos duros e sombrios, mas com sua postura inquieta e questionadora, a personagem criada pelo cartunista Quino pôde driblar essa atmosfera e trazer à tona, ora de forma indignada, ora de forma divertida, perguntas que foram capazes de iluminar novos caminhos e apontar para outra direção."

São Paulo esta recebendo uma das exposições mais bem-sucedidas da Argentina: O Mundo Segundo Mafalda. Para aqueles que não sabem, Mafalda é uma tirinha escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino em 1962, que em suas historias nos apresenta uma menina chamada Mafalda, que preocupa-se com a humanidade e a paz mundial, se rebelando muitas vezes com o estado atual do mundo. 

Mafalda deixou de ser publicado em 1973, por decisão de Quino, hoje com 82 anos, que não mais desenhou a obra. Por mais que o próprio Quino tenha uma opinião muito diferente sobre Mafalda, acredito que ela se tornou a voz de muitas pessoas porque as situações que são representadas na tirinha são coisas reais do nosso dia-a-dia. Sim, mesmo após tanto tempo, ainda vivemos em um ambiente semelhante ao descrito nas tirinhas e critica por uma simples garotinha. E os problemas que a preocupavam ainda são reais em nossos tempos. 

Para quem gosta de curtir o bom de cultura Praça das Artes, na Av. São João - 281, Centro, próximo a saída Porto Geral do metro São Bento, linha azul. Não há segredos, o local é super acessível. Logo mais passando o prédio em reforma dos Correios. 
que SP oferece, pode estar aparecendo lá na

Com entrada completamente gratuita, você pode estar visitante espaços muito bonitos, bem arquitetados, repletos de tirinhas e reproduções do cotidiano da personagem. Percorrendo pelo espaço, você terá a apresentação dos personagens e dos anos 60. Tem também um espaço dedicado a interação da personagem principal com a TV, grande bem e mal da sociedade desde aquela época, e a suas visões sobre os mundos. 

Há também oficina de recursos criativos, onde você pode estar criando suas próprias tirinhas com os personagens. Fora a oficina de invenções, que infelizmente não estava acontecendo no dia que fui. 


Muito recomendado. Tenho certeza que quem for não ira se arrepender.




3 comentários:

  1. Gente, que demais.
    Eu adoro Mafalda e ver uma exposição delas é um sonho.
    Super amo, é impossível não conhecê-la e não gostar rsrsrs.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, te indiquei no meu blog para responder uma tag.
    http://acervodeamor.blogspot.com.br/2015/02/tag4-libster-award.html
    Espero que goste, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Awww, Mafalda !
    Poxa, essa garotinha fez parte da infância de todo mundo, e de todas as minhas provas de português também hahahah !
    Adorei o post e a novidade ...
    Beijos

    P.S: Passa lá no meu blog também, tem post novo, vou ficar muito feliz com o seu comentário !

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Criticas e sugestões são sempre bem-vindas ;)
Se gostou de algo, comente, e compartilhe. ;))

 
Tecnologia Blogger e templante desenvolvido por Juliana Sousa. Proibida cópia ou reprodução. Confira os créditos.